segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

  • Quando buscar tratamento ?

   Crianças e adolescentes que fogem ás regras , desobedecem , desafiam e tentam chamar a atenção,pode ser resultado da falta de limites , da ausência da linguagem do amor e do exemplo de responsabilidade .
   Se os laços familiares estão se quebrando ,é necessário o ajuste .
   Mas é necessário diferenciar esses comportamentos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH ) e (TDO) Transtorno Desafiador Opositivo , Transtornos de Conduta e outras comorbidades associadas .
  É importante observar se esses comportamentos acontecem em mais de um ambiente , ex casa , escola e outros , para caracterizar o "TDAH" "TDO" e demais sintomas concomitantes .
   Tenho observado que esses transtornos tem um prognóstico muito melhor quando na família há limites , exemplos de responsabilidades e demonstração de afeto .
   Considero que tratar destas questões é pensar na família feliz , saudável emocionalmente e com base para as gerações futuras .

 Ângela M.da Silva - psicóloga Clínica  Capta psicologia /  9 73 088595 

"Psicanalise com crianças!O primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: A sua expressão, o seu olhar, a sua voz.[...] E como se o bebe pensasse: Olho e sou visto, logo, existo "  Sigmund Freud

"Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada! "Sigmund Freud


domingo, 29 de janeiro de 2017


As consequências da falta de limites :

 A criança até os 5 ou 6 anos é normal observar o descontrole emocional , ataques de raiva e histeria porque ao nascer é hedonista , vive em busca do prazer e satisfação imediata de seus desejos e necessidades e é egocêntrica porque acredita que o mundo gira em torno delas e que pessoas e coisas existem apenas para satisfazer seus desejos . Porém se os pais forem calmamente a cada oportunidade  ensinando e mostrando através do exemplo , com o passar do tempo a criança terá aprendido as regras básicas de convivência e iniciará de forma sólida o processo de socialização .

  Se ao contrário , os pais ou responsáveis , por culpa ou medo de serem antiquados ou autoritários deixam de ensinar esses limites , a criança passa a ter dificuldade por exemplo quando não atendida , então chora , esperneia e passa a controlar o mundo consequentemente  pelo grito ,violência e agressão . 
  É esperado dos pais que atuem de forma a direcionar a criança para a vida em sociedade , porque sem orientação , e sendo atendida  sempre que grita , bate , esperneia ou xinga , vai adotando essa mecânica como fora de controlar o mundo e na escola , não aceita que é hora de fazer as tarefas , "porque quer ir para o pátio".
  A regra é simples :  Os adultos devem premia e recompensar as atitudes positivas da criança  reprovar ou ignorar as negativas , mas reprovar não é bater ou humilhar e às vezes é necessário repetir centenas ou milhares de vezes as mesmas regras .
    Questionamos às vezes porquê aquela criança que nasceu e foi cercada de proteção e carinho , se tornou um adolescente com transtornos de condutas , desrespeito aos pais colegas e autoridades , incapacidade de concentração , dificuldade para concluir tarefas e baixo rendimento .
 Geralmente essa criança foi atendida em tudo , havendo ou não fundamento para seu desejo , pais , avós , tios , amigos e vizinhos só existiam para satisfazer seus desejos , então passou a acreditar que pudesse comprar os brinquedos que desejasse, comer os chocolates na hora que quisesse e permanecer acordada vendo qquer programa  etc . 
   É comum que ao final dos 7 ou 8 anos , os pais  percebam que que criaram uma pessoinha com uma visão distorcida do mundo  e que os parentes e amigos evitam convidar para as festas , almoços , preferindo não conviver com alguém tão cheio de vontades e desagradável , mandão e pronto pra brigar o tempo todo , um verdadeiro tirano , que outrora era o lindinho , "queridinha do papai . 
   A criança que não aprende a ter limite , cresce com uma deformação na percepção do outro .
   As consequências são bem graves :
  1.   desinteresse pelos estudos 
  2. falta de concentração
  3. falta de capacidade de suportar quaisquer mínimas dificuldades 
  4. falta de persistência 
desrespeito pelo outro- colegas , irmãos , familiares e autoridades em geral 
  Resumindo :  A falta de limite pode levar a marginalização , uso do álcool, e às drogas .
  Nós pais , precisamos nos lembrar do chamado Divino que temos para guiar nossos filhos aqui na terra . Educar  e ensinar limites é uma tarefa árdua , longa e cansativa ,  mas que vale a pena quando vemos nossos filhos se tornando cidadãos responsáveis , e conscientes de seus direitos e deveres , em vez de criaturas egocêntricas e anti- sociais , sem capacidade de luta , sem tolerância  à frustração , sem capacidade de adiar satisfação .


Ângela M. da Silva - Psicóloga Clínica  Capta   9 7308 8595






quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

LIMITES -      Dar limites não é ...


Dar palmadas , bater ou até espancar com o argumento de que estamos ensinando , embora eu não seja totalmente contrária , pois em algumas situações torna- se necessário .
 Outras situações onde não estamos  dando limites é quando :
Fazemos  somente o que queremos ou estamos com vontade de fazer , ou somos autoritários e damos ordens  sem explicar o porquê , agimos de acordo com nossos  interesses apenas .
Outras vezes  mudamos as regras para atender nossos interesses e  necessidades , deixamos de explicar o porquê impondo nossa autoridade e até " gritamos " com a criança para ser atendido .
Ocasiões quando deixamos de atender as reais necessidades da criança ( fome , sede ,segurança , afeto , porquê estamos cansados  , ou quando invadimos a privacidade da  mesma .
Dar limites não significa que ao dizer " não " para criança , este "não tenha que vir acompanhado de agressões verbais e físicas , isto sim , provoca  traumas seguidos de transtornos  emocionais , resultantes das humilhações e desrespeito à criança .
 Sabemos o quão importante é dar Limites e que não  é uma questão de opção e que há uma progressão de problemas que resultam da falta de limites .
Educar , ensinar limites é uma tarefa muito complexa os resultados , e em geral as crianças não aceitam logo as explicações que nos parecem claras e as temos que repetir por anos .
Dar limites é exemplificado pela autoridade que os pais devem ter e precisa ser usada com sabedoria que é oposto do autoritarismo como no exemplo que comumente acontece :  Um pai que não deixa o filho entrar na sala porque naquele dia ele está de mau humor , mas no outro dia , ele de bem com a vida , não só permite  como até exige a presença da criança . 

Na próxima vou falar um pouco sobre os resultados da falta de limites 


Ângela M. da Silva - Capta Psicologia   9 73088595

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Amar é dar limites 

No atual momento onde vemos a falta de limite dos nossos governantes e até de líderes religiosos reforça ainda mais a necessidade de voltarmos nossa atenção de ensinarmos limites aos pequenos .
  Lembrando que nossos exemplos sempre influenciarão mais que nossas palavras .

Damos limites quando  ensinamos que os direitos são iguais para todos 
. que existem outras pessoas  no mundo 
. quando dizemos  "sim " sempre que for preciso , e "não " sempre que necessário
.  mostrando que muitas coisas podem ser feitas , e outras não 
. quando ensinamos a tolerar pequenas frustrações no presente , para que no futuro , os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade .
 . desenvolvendo a capacidade da criança de adiar a satisfação , saber esperar , para que no futuro tendo desenvolvido esta habilidade aja de forma sensata e equilibrada 
 . damos limite ao evitarmos que nosso filho cresça achando que todos no mundo tenham que satisfazer seus mínimos desejos para que quando for contrariado não se sinta revoltado e desequilibrado emocionalmente 
  . quando ensinamos a discernir entre uma necessidade real e um desejo 
  . damos limites quando compreendemos que direito à privacidade não significa falta de cuidado ,descaso, falta de acompanhamento e supervisão às atividades e  atitudes da criança , dentro e fora de casa 
 . quando ensinamos que cada direito corresponde a um dever e ensinamos através do exemplo para que respeitem a lei 
  A criança precisa dormir cedo sim , pra acordar disposta para as tarefas do dia , precisa colaborar com pequenas responsabilidades domésticas , adquirir o hábito da leitura de bons livros , aprender a amar e a respeitar as pessoas a sua volta , os animais e a natureza , demonstrar gratidão diariamente , essas pequenas , porém , grandiosas atitudes são desenvolvidas na criança e são os " Limites " que determinarão o sucesso e a felicidade na vida .

Ângela  M. da Siva  - Psicóloga Clínica / Capta   9 73088595
 

sábado, 21 de janeiro de 2017

Olá , sou Psicóloga Clínica desde 1996, quando iniciei minha trajetória no consultório paralelamente com a Educação Estadual na época e atualmente concilio meus atendimentos particulares  com a Prefeitura de São Paulo e Prefeitura de Guarulhos .
Nos últimos anos tenho buscado agregar a minha formação conhecimentos na neuropsicopedagogia , psiquiatria , psicanálise e outros , para melhor conhecer e ajudar as pessoas que me procuram .  Realizo atendimentos a crianças , adolescentes , adultos , casal ,atendimentos em grupo,indivudual,tratamentos diversos e encaminhamento.

Infelizmente , as pessoas ainda buscam atendimento ou tratamento psicológico nos momentos de crise , do conflito existencial .
Deixamos de procurar o psicólogo porquê acreditamos que estamos bem ,quando na verdade poderíamos nos tornar melhores .
A psicologia com foco no crescimento pessoal é resultado do autoconhecimento que gera prazer .
" Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança , a pessoa muda " Sigmund Freud "

No meu dia a dia observo muito as pessoas a minha volta , ouço relatos e vejo acontecimentos e sempre me questiono : Onde , como e de que forma meu trabalho pode alcançar esta pessoa , este grupo ?  Impossível passar pela vida somente escutando e vendo o mundo ... É necessário ouvir e enxergar o outro a sua volta e tocar a alma das pessoas que passam por você .
 Esta é minha responsabilidade , meu compromisso como profissional de saúde .

"Não permita que ninguém saia de sua presença  sem se sentir melhor ou mais feliz "
Madre Tereza de Calcutá


Angela Maria da Silva -   psicóloga clínica

Capta Psicologia   - contato 9 73 08 85 95

Consultório : Rua Cabo António P. da Silva  n 93 sala 03  Jd Tranquilidade Guarulhos