Geralmente observamos que ao se aproximar o final do ano , os adolescentes em fase de conclusão da série final , são tomados por um momento de insegurança , medo , angústia em relação ao curso ou profissão que deverão escolher .
Esta fase que já é marcada por conflito internos , o desejo de se desprender , " DESCOLAR " , dos pais e adultos responsáveis , também é nesta transição onde buscam ser aceitos , e se identificam com algumas figuras de autoridade significativa podendo ser de boas ou más influências .
Pais , professores e amigos podem até ajudar neste momento , porém a escolha deve ser do estudante , que deve prestar a atenção aos seus interesses e habilidades .
Ocorre muitas vezes , que o jovem escolhe para agradar os pais , ou motivado pelo fato de poder dar prosseguimento à atividade que os pais já exercem , com a promessa de sucesso , rentabilidade etc.
Vejo em alguns destes casos , a frustração por não ter tido a coragem de fazerem o curso desejado .
Observo nos atendimentos de Orientação Profissional e Educacional , que a dúvida vem sempre atrelada às vivências e experiências que ocorreram no meio familiar e escolar .
Neste trabalho , identifico as necessidades , incertezas , medos e as habilidades , e acima de tudo , o desejo surge , junto com a capacidade de escolher de maneira mais segura .
Neste processo , realizo a entrevista diagnóstica , alguns testes e questionários de interesse , e pesquisas sobre a profissão .
Mas estes instrumentos são validados , principalmente mediante a escuta diferenciada do profissional psicólogo e analista .
Ângela M.da Silva - Psicóloga Psicanalista da Capta
Contato 9 -73-08 85 95
Rua Cabo Antonio Pereira da silva 93 , Jd Tranquilidade Guarulhos