domingo, 16 de abril de 2017

Olá amigos ... Após um longo período e algumas indagações  ¨" Porquê não escreveu mais ou porquê não fala sobre tal assunto " .. rsrsr  aqui estou  e esclareço  minha ausência justificando o fator tempo ., mas gosto de compartilhar um pouco do que observo , leio e aprendo  no meu trabalho .


   PSICOPATIA E SOCIOPATIA 

Considerado pela psiquiatria como desordens de personalidade antissocial , pesquisadores consideram a psicopatia como genética enquanto que a sociopatia possui não só a genética como também a causa do meio ambiente . 
   Diferenças : O psicopata já nasce com um temperamento  bem delineado :  é impulsivo , possui ausência de medo que leva a comportamento de risco , não internaliza normas sociais . 
   Um sociopata possui um temperamento próximo a um indivíduo  comum , sendo sua doença causada mais por fatores negativos na sociedade  tais como negligencia dos pais , pobreza extrema .
   Pode ter um nível de inteligência alto ou baixo ( QI) .
   Ambas as desordens de personalidade resultam em atos de  violência.
   Observe o quadro :  Psicopata 
   Predisposição a violência alta , impulsividade  alta , comportamento criminoso deixa rastro por ser impulsivo , predisposição criminal com tendências a crimes passionais ou impulsivos , dificuldade em manter relacionamento social .

   Sociopata ; Predisposição a violência variada , impulsividade  variada , comportamento controlado , , comportamento criminal com tendência a calcular para não deixar pistas e a crimes premeditados e no relacionamento social tendência a parecer normal .

   Os psicopatas vivem alheio a sociedade pois são desorganizados mentalmentes , e incapazes de manterem um relacionamento estável com a família , amigos e colegas de trabalho .
   Ao contrário dos sociopatas que se apresentam como normais e estáveis em seus relacionamentos , e não é raro manterem relações que são simbióticas ou parasitas .
   Deste modo parecem ter uma vida comum misturando -se a sociedade e podem ser muito charmosos e conquistadores ..

   No trabalho , os psicopatas dificilmente conseguem  manter estabilidade e carreira profissional .
   Os sociopatas ao contrário , conseguem ser bem sucedidos , e tentam fazer com que os outros gostem e confiem nele . 
   A diferença é que os psicopatas não possuem  emoção como as pessoas normais e os sociopatas são incapazes de sentir emoção como uma pessoa comum , porém ele consegue entender o seu sentido , o que o psicopata não consegue .
   Um sociopata pode planejar um crime ou ato de violência com anos de antecipação , sua  motivação pode ser vingança ou ganancia . Nas duas doenças vemos que a ausência de emoção representa o problema .
    Na infância ou adolescência os seguintes sintomas são observados : Crueldade com animais , ausência de consciência , remorso ou culpa , por atos de violencia  ou antissociais . 
  O diagnóstico diferencial de sociopatia ou psicopatia se dará em virtude de a condição ter sido causada por influência do meio como abuso infantil ou não . 


   Ângela M.  Silva  - Psicóloga Clínica  .  Capta  Psicologia   contato 973088595

Nenhum comentário:

Postar um comentário